domingo, 20 de novembro de 2011

HOMEM DE FERRO



Robert Downey Jr. é considerados por muitos, o melhor ator desta geração, opinião não compartilhada por mim. Com este filme acompanhamos a sua volta aos sets de filmagens, após longos anos afastado pelo uso de drogas e bebidas. Realmente o ator tem certo carisma, mas mesmo assim não consegue salvar este filme.
A história gira em torno de Tony Stark, um inventor que desde pequeno já é um gênio da ciência, mas que colabora com o aperfeiçoamento da indústria de armas, que é uma herança do seu pai. Mas ao ser pego em uma armadilha no Afeganistão, Tony percebe que naquele ambiente os guerrilheiros usam as suas armas para combater o seu país de origem e para provocar atrocidades, contrariando o seu discurso de que aquilo que é usado para o bem da sua pátria.
Sendo forçado a criar um míssil de grande capacidade de destruição, ele resolve ludibriar os seus algozes criando uma armadura que conseguisse fazê-lo escapar da caverna onde se encontra. Ai surge o Homem de Ferro.
O filme é dirigido por Jon Favreau um jovem diretor que em minha opinião fez um bom trabalho em Zathura – Uma aventura espacial, um filme infantil semelhante à Jumanji e que participa deste filme como o motorista de Tony.
Mas aqui ele peca por trabalhar com um roteiro fraco, fazer cenas de ação que parecem de filmes de comédia e exagerar no tom cômico dado a história.
Como eu disse anteriormente, Robert Downey Jr tem carisma, mas a sua interpretação é caricata demais em minha opinião. Tony Stark é inspirado em Howard Hughes, o empresário retratado por Leonardo Di Caprio em O Aviador. Mas o diretor de Homem de Ferro foca em excesso no aspecto de playboy de Tony para mostrar a personalidade do herói.
As cenas de ação que acontecem em grande parte do filme têm sempre uma dose de exagero e tentam mostrar a força da armadura e a inteligência de Tony com uma ênfase demasiada.
 Pra não dizer que o filme só teve falhas, há um grande acerto na escolha de Jeff Bridges no papel de Obadiah Stane. Jeff se iguala a um vinho, que com os anos fica cada vez melhor. Suas ultimas interpretações tem sido perfeitas e ele rouba as cenas quando aparece na tela, dando um tom mais sério ao filme.
Talvez isso que falte ao filme, tentar ser mais sério sem perder a sua graça, porque se o personagem ganha força quando cria uma armadura mais dura, o filme também poderia tentar ser melhor sendo um pouquinho mais forte na sua intensidade.

Um comentário:

  1. Descordando d voce meu caro Murilo .... O que determina o quão bom será um filme de super-heróis não são os efeitos especiais ou o número de cenas de ação. Eles importam sim, mas não tanto quanto o aprofundamento dos personagens principais, seus medos, seus erros e acertos, em fim, sua essência. Foi com esse intuito que 'Homem-Aranha' e 'Batman Begins' obteram sucesso gigante da crítica: eles não só exploravam os efeitos visuais, como também a personalidade de cada um de seus personagens.
    E eis que surge este 'Homem de Ferro', entrando para o hall de melhores adaptações de HQ's, com personagens incríveis e detalhados e cenas de ação de imprecionar...Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau ('Zathura'). e ainda mas O diretor Jon Favreau resume o sentimento em suas próprias palavras: "Foi uma dessas oportunidades raras em que a combinação do que todos levaram para a mistura elevou o filme a ponto de exceder minhas melhores expectativas. Foi um ato de equilíbrio incluir na produção uma visão nova, ainda que nos mantendo fiel ao gênero. Sinto que fizemos um filme sólido, que atrairá um público abrangente, assim como os leitores da história em quadrinhos que cresceram com o personagem 'Homem de Ferro'." E agradou!Como agradou ...Tony Stark (Robert Downey Jr.) é inventor e maior fornecedor de armas do governo americano. E a vida dele nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos.

    Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir.

    Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o 'Homem de Ferro'. e mais O elenco, grandioso, consegue dar mais vida ao filme e convence em seus personagens. Downey Jr. tem cara de ser um playboy metido, passando ao seu personagem um certo ar de arrogância, que para os fãs da HQ é um prato cheio. Gwyneth Paltrow está, como sempre, perfeita, assim como Terrence Howard. E o sumido Jeff Bridges, retorna à sua melhor forma como Obadiah Stane.

    Se o bom elenco é um ponto positivo para os personagens do filme, os efeitos especiais e a direção de Favreau completam o desempenho do ótimo blockbuster. Durante as quase duas horas de projeção, ele consegue manter o ritmo frenético e não desaponta os cinéfilos: 'Homem de Ferro' é ação do começo ao fim. Pra mim homem de ferro 1 foi huma grande sacada da marvel mas o 2 ja não me agradou deixando a desejar em muitos aspctos .... fim

    ResponderExcluir