quinta-feira, 3 de novembro de 2011

LANTERNA VERDE




As adaptações de quadrinhos tem se tornado cada vez mais freqüentes e fazem muito sucesso, principalmente por que os quadrinhos já o fizeram e as pessoas ficam ávidas esperando se aquilo que foi tão agradável nos gibis possa ser tão bom também nas telonas.
Os últimos resultados mostram boas receitas, mas não filmes com tanta qualidade assim. Isso acontece em parte pela limitação dos roteiristas e diretores com o público final da obra. Esses quadrinhos atingem tanto pessoas mais velhas (alguns quadrinhos tem mais de 50 anos de publicação) como crianças e adolescentes (que o estão descobrindo agora). Mas a industria atrás de bons resultados, tem de cortar algumas partes ou situações para que o filme possa ser exibido para todas as pessoas, desagradando boa parte do público que conhece a historia bem e que sabe que no mundo dos quadrinhos as historias são bem mais duras do que aquilo que está na tela.
Mas este Lanterna Verde tem um resultado até satisfatório. Dirigido por Martin Campbell (do excelente 007 – Casino Royale) ele conta a historia de Hal Jordan, um piloto de aeronaves que recebe de um Guardião do Universo a posse da poderosa lanterna verde. Agora ele deve lutar contra Parallax, um monstro das galáxias, que pretende dominar o universo com a força da sua luz amarela.
Campbell parece ter acertado em mostrar os conflitos do personagem, misturando humor( sem exagerar no tom) e simplicidade, algo incomum nos filmes do gênero.A trama se desenrola de maneira agradável , sem se perder.
As interpretações também são muito boas, especialmente a de Mark Strong no papel de Sinestro. Mas também é muito bom a química na tela entre Ryan Reynolds e Blake Lively, dois atores que realmente estão merecendo destaque na indústria.
Talvez os únicos detalhes negativos sejam para os vilões e para alguns detalhes da história que poderiam ser melhor explicados. Peter Sarsgaard poderia ter sido melhor aproveitado e o ser Parallax poderia ter sido melhor utilizado. Mas talvez eu entenda que o filme serve mais para uma apresentação do Lanterna Verde, visto que a Warner pensa em fazer vários filmes com todos os personagens da Liga da Justiça até o grande momento onde juntará todos eles em um só.
Mesmo sendo um pouco diferente dos seus similares o filme não conseguiu o público esperado e foi criticado por alguns críticos, mas acredito que apesar de não ser um grande filme de quadrinhos como por exemplo Batman - Cavaleiro das Trevas, ele consegue ser agradável fugindo dos clichês do gênero e fazendo a apresentando deste herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário